REUNIÃO ANFIP-CEARÁ/DELEGACIA SINDICAL DO SINDIFISCO NACIONAL

Dirigentes da ANFIP Ceará e da Delegacia Sindical do Sindifisco Nacional no Ceará (DS/CE) realizaram reunião conjunta, na última terça-feira (8/4), na sede da DS para traçarem estratégias com foco na tramitação da PEC 6/2024, que trata da redução gradual da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas.

O encontro marcou o início da articulação conjunta entre as entidades em defesa dessa justa e necessária proposta, que reduz o valor da contribuição em 10% ao ano, a partir dos 66 anos para homens e 63 anos para mulheres, sendo totalmente dispensada quando o titular atingir 75 anos, independentemente das circunstâncias.

Também foi abordado na reunião o objetivo de agregar ao trabalho parlamentar outras entidades que representam servidores públicos do Ministério da Fazenda.

A luta das entidades pela extinção da contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas vem desde a PEC 555/2006, que foi atualizada pela PEC 6/2024 para que a redução aconteça gradualmente e, assim, ter mais chances de ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Nesse sentido, a ANFIP Nacional tem envidado esforços, incansavelmente, para que a PEC 6/24 seja apensada à PEC 555/06, que já está pronta para votação, o que garantirá a tramitação mais rápida e a consequente votação em Plenário, praticando-se, assim, justiça aos aposentados e pensionistas dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

Estiveram presentes na reunião, pela ANFIP-CE, a vice-presidente Ercília Leitão Bernardo e a vice-presidente de Aposentadorias e Pensões, Tereza Liduína Santiago Félix; e, pela DS/CE, a presidente Sônia Paraíba, o diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensão, Airton Rocha, e a diretora de Assuntos Parlamentares, Avany Mesquita.

Apoio parlamentar
Dentre os parlamentares da bancada do Ceará, dos 22 congressistas, 10 ainda não assinaram a solicitação de apensação da PEC 6/24 à PEC 555/06, mesmo com o intenso trabalho realizado pelas entidades e os argumentos apresentados aos deputados.

Navegação de Post

FONTE: ANFIP Nacional