PALAVRA DO PRESIDENTE
Dia do Servidor Público – Por quê o dia 28 de outubro
Por quê o dia 28 de outubro?
Dizer simplesmente PARABÉNS servidor, por ter um dia que lhe é consagrado, me parece muito simplório e não denota o valor que o servidor público detém, pois é você quem garante à comunidade o exercício do Direito, seja através do provimento de serviços de forma direta ou atuando no sentido de prover o Estado dos meios para atender as necessidades da população, muitos são os exemplos que quando citados dignificam a expressão “Servidor Público”.
Em qualquer área de atuação, seja na saúde, educação, fiscalização, auditoria ou no judiciário, o servidor público se encontra presente tornando possível as ações do Estado, nada funciona, mesmo com a imponência de alguns prédios ou a extrema precariedade de outros, sem a dedicação do servidor público. As promessas de soluções mirabolantes como a construção de novos hospitais, escolas de tempo integral, postos de saúde ou outros equipamentos, não equacionam os problemas da população se não estiver presente o servidor público.
Não são observadas promessas de engrandecimento do servidor público como a melhoria das condições de trabalho ou a garantia de uma velhice com dignidade, em troca, o que se observa, é o fanático desejo de um Estado mínimo, a criação de nova Constituição com redução de Direitos – os que a Constituição garante não foram todos implementados nestes 32 anos de sua existência – e a promessa de novas reformas que subtraem direitos, como as que foram realizadas na área trabalhista e na área previdenciária.
Por fim, por quê o dia 28 de outubro é consagrado ao servidor público? Essa é a data em que o Poder Público, nos idos de 1939, mediante Decreto de n° 1.713, pela mão de Getúlio Vargas regulamentou o trabalho do funcionalismo público, posteriormente, em 1943, o mesmo presidente decretou a data como o Dia do Funcionário Público, tornando-o feriado, hoje, se comemora o Dia do Servidor Público. Parabéns servidor, pois tu és o pilar de uma sociedade democrata, livre e respeitadora dos direitos, onde sua missão nada mais é senão a de servir a comunidade com dedicação ao próximo, servir cada vez mais e melhor deve ser seu desejo.